A dentisteria restauradora estética consiste em restaurações efetuadas na região estética da cavidade oral, incisivos e caninos. O objetivo é mimetizar os diferentes tons de coloração do dente, para que seja o mais natural e estético possível. Sendo restaurações de complexidade muito elevada e devendo ser feitas com resinas compostas preparadas para o efeito, têm uma palete de cores e tons que permite essa mimetização. São restaurações com a mesma durabilidade que as restaurações convencionais, desde que seja feita a manutenção adequada por parte do paciente.
A medicina dentária atual procura restabelecer a estética e o bem-estar dos pacientes, devolvendo-lhe a autoestima, o prazer em sorrir. Inúmeras são as técnicas e materiais utilizados para a melhoria do sorriso que vão desde o branqueamento dentário, resinas, facetas e coroas de porcelana. Hoje os pacientes já procuram o tratamento dentário por uma questão de estética.
Restaurações em resina
As restaurações em resina, também conhecidas como restaurações brancas, são muito utilizadas hoje em dia, seja para trocar restaurações antigas ou restaurar cavidades de cárie. As resinas também são muito utilizadas para melhorar a forma de dentes, consertar dentes fraturados, manchados, espaçados ou um pouco desalinhados que podem ser transformar o seu novo sorriso. É possível mudar todas as restaurações escuras ou metálicas. Os dentes posteriores, que antes eram restaurados apenas por amálgama de prata (material metálico, de cor cinza), agora já podem ser restaurados em resina.
A dentisteria restauradora estética é uma área da medicina dentaria que tem sido objeto de uma evolução considerável ao longo dos últimos anos. Este desenvolvimento deve-se ao aparecimento de resinas compostas mais resistentes, duradoura e estáveis, bem como esteticamente mais aprazíveis.
Restaurações estéticas
As restaurações estéticas são efetuadas na região estética da cavidade oral, incisivos e caninos. São restaurações estratificadas para mimetizar os diferentes tons de coloração do dente, para que seja o mais natural e esteticamente bonito possível. De complexidade elevada, devem ser feitas com resinas compostas preparadas para o efeito e com uma palete de cores e tons que permite uma mimetização. Têm a mesma durabilidade das restaurações convencionais, mas terá de ser feita uma manutenção adequada por parte do paciente, de forma a alcançar resultados estéticos fantásticos.