Sendo a prevenção a nossa principal prioridade em odontologia, é da maior importância quando tratamos dos dentes das nossas crianças na primeira infância. É recomendável que se tenha uma consulta de ortodontia por volta dos 6 anos para avaliar se há alguma discrepância com a mordida ou a posição dos dentes.
Quando começar?
É melhor começar com um tratamento ortodôntico nas crianças imediatamente depois dos segundos dentes molares surgirem e depois de todos os dentes de leite terem caído, o que acontece usualmente por volta dos 9-11 anos de idade. Nesta altura os maxilares ainda estão flexíveis e o tratamento pode ser bastante rápido, enquanto todos os dentes estão na cavidade oral.
Os nossos especialistas especializados em ortodontia para crianças sabem dos requisitos especiais para lidar com eficiência com a ortodontia infantil de forma a que o tratamento possa ser feito a tempo e de modo a que as crianças não tenham medo do dentista.
Tipos de aparelhos – ortodontia para crianças
Tal como com a ortodontia para adultos, a ortodontia pediátrica oferece numerosas soluções para alinhar os dentes. Pode conseguir dispositivos funcionais que são aparelhos para crianças removíveis, ou pode ter aparelhos fixos também. Muitas vezes formadores e espaçadores são usados. Estes são usados de forma a garantir que quando os dentes saem, crescem da forma correta e que usam todo o espaço disponíveis na boca sem se sobreporem. Normalmente as crianças terão períodos de tratamento curtos e os aparelhos para crianças serão usados durante um período mais curto de tempo, com grande ênfase na fase de retenção. Mas o mais importante na ortodontia para crianças (ou ortodontia pediátrica, como é chamado) é que o ortodontista compreenda e goste de crianças.
Diversos tipos de aparelhos
Os tipos de aparelhos disponíveis para crianças são os mesmos que aqueles que existem na ortodontia para adultos, apesar de existirem algumas funcionalidades especiais para crianças:
Metal: os aparelhos tradicionais de metal são notoriamente os mais comuns para crianças e também são usualmente a solução disponível mais barata
Cerâmica: Estes aparelhos têm a mesma função que os de metal, mas os materiais usados fazem com que sejam menos percetíveis. O suporte não tem cor ou terá a cor dos dentes, de forma a se harmonizar melhor com os dentes. O fio é ainda habitualmente de metal, apesar de poder ter um revestimento da cor dos dentes.
Aparelho lingual: Os aparelhos linguais são suportes em metal e fios, mas que podem ser colocados fora da vista, atrás dos dentes, perto da língua. Esta posição faz com que seja muito difícil de estarem à vista, de forma que são outra boa opção para crianças que tenham receio de serem intimidadas por causa dos seus aparelhos.
Invisalign para Crianças/Adolescentes: O Invisalign para Crianças/Adolescentes pode ser usado por crianças a partir dos 11 anos, desde que já tenham perdido todos os dentes de leite. Este sistema oferece uma forma completamente nova de endireitar os dentes. Em vez de terem um aparelho fixo, terão uma série de alinhadores removíveis que irão colocar os dentes na sua posição ideal