O enxerto ósseo consiste no tratamento de reposição de osso na mandíbula de um paciente que tenha sofrido perda óssea.
Assim, a perda de osso ocorre após a perda de dentes, sendo uma situação irreversível que impede a implementação de implantes, o que cria a necessidade de proceder à cirurgia de enxerto ósseo.
Porque este tratamento aumenta a altura e espessura do osso para que, além de melhorar o aspeto estético, a sua boca reúna as condições necessárias para fixar as próteses dentárias.
Em que situações se faz um enxerto ósseo?
Deste modo, este procedimento é realizado em casos de fraturas, em tratamentos de pseudartroses ou periodontite e em situações de odontologia, como é o caso da reestruturação óssea para a colocação de implantes. Assim, este tratamento só é aplicado quando extremamente necessário.
Como funciona o procedimento?
Porque o enxerto ósseo pode ser feito a partir de um osso homólogo, ou seja, alguma parte do corpo do próprio paciente, através de doação ou, a solução mais atual e menos invasiva é através de materiais sintéticos que estimulam a produção do osso humano.
Assim, o tratamento não provoca dor, sendo realizado sob anestesia, de forma rápida e segura.
Logo, consoante a técnica utilizada, os pontos são retirados após 4 a 7 dias após a cirurgia. Deste modo, o passo seguinte é a recuperação e integração do osso: os implantes são colocados e é fixada uma prótese provisória, adequada a uma recuperação total no tempo previsto. Assim sendo, esta recuperação ocorre durante 6 a 8 meses. Após este tempo, a prótese provisória é substituída pela definitiva e o paciente encontra-se, nesta altura, totalmente recuperado.
Cuidados a ter após a cirurgia
É fundamental seguir as indicações do médico dentista à risca, pois estas influenciam bastante o resultado do procedimento. Para uma recuperação eficiente, alguns cuidados a ter, além da medicação prescrita, são:
- Alimentação pastosa, líquida e fria nas 24 horas seguintes. Evite ingerir os líquidos através de palhinhas, para não causar pressão;
- Higiene muito suave e de forma calma na zona afetada;
- Repouso: não deve fazer esforços físicos nas 24 horas seguintes;
- Não fumar nem ingerir álcool;
- Manter a cabeça numa posição mais elevada do que o corpo, principalmente quando estiver a dormir;
- Evitar falar;
- Fazer compressa de gelo no local durante 4 horas.
Em caso de dúvidas, recorra ao seu dentista para esclarecimentos mais detalhados. Ele será a pessoa mais indicada para o ajudar.