A Endodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento de patologias da polpa dentária (também designada por nervo).
Assim, a polpa dentária localiza-se no interior do dente e está coberta de tecido duro – a dentina – sendo responsável pela nutrição e sensibilidade nos dentes, através dos vasos sanguíneos e nervos que a constituem.
Porque os problemas na polpa podem ser resultado de traumatismos, fraturas ou cáries profundas e podem provocar sensibilidade nos dentes e abcessos na gengiva. Logo, alguns sintomas incluem dor espontânea, sensibilidade nos dentes quando expostos ao frio/calor e o desconforto ao toque e mastigação.
Assim, em caso de necrose ou inflamação é necessário recorrer à endodontia (desvitalização), sendo esta a única solução para recuperar o dente, evitando a sua extração. Este tratamento consiste na remoção da polpa. Logo, o procedimento é indolor, uma vez que é aplicada anestesia local. Deste modo, o desconforto após o tratamento pode durar cerca de 2 a 4 dias, sendo amenizado com recurso a medicação.
A desvitalização não só elimina o problema na polpa, como permite restituir a função mastigatória ao dente, em conjunto com a posterior reconstrução.