Muitas pessoas optam por ter uma coroa cerâmica para substituir um dente que falte ou reforçar um dente enfraquecido. Assim, a coroa dentária é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva e é feita através de diversos materiais por médicos e especialistas técnicos.
Coroas Cerâmicas
Para dar início à preparação do dente em causa o paciente deverá estar devidamente anestesiado. Porque após uma preparação dentária convencional, será captada uma imagem dos seus dentes com uma câmara intraoral. Assim, este processo é confortável e totalmente indolor. Logo, um computador irá transformar a imagem captada num modelo virtual 3D da sua boca, sobre que depois será desenhada uma coroa perfeitamente adaptada à sua boca. De seguida será conectado um computador a um robot que irá cortar uma coroa em cerâmica pura, a partir de um bloco de cerâmica. Por fim, após estes ajustes, a coroa definitiva será cimentada e o tratamento levado a cabo. Este método permite que o procedimento termine em apenas duas horas, ao contrário do processo tradicional que demoraria várias semanas.
Material das coroas cerâmicas
As coroas de cerâmica são feitas de material à base de porcelana. Assim, tem como principal vantagem a cor, que se assemelha à dos dentes naturais e é altamente resistente ao desgaste. Logo, é possível que o dentista precise de remover um pouco da estrutura dentaria para a aplicação da porcelana. Uma atenção adicional à escolha deste material deve ser aos pacientes que têm o hábito de ranger os dentes, devido ao risco de fratura da porcelana.