A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais, que se dividem em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.
Porque estas doenças surgem devido à acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral, resultam na formação de placa bacteriana e tártaro. Estas, por sua vez afetam os tecidos de suporte dos dentes. Tais como a gengiva, osso e ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes no maxilar, provocam inflamação, dor e destruição desses tecidos.
Gengivite
Assim, a gengivite é a fase inicial da doença das gengivas e corresponde à inflamação das mesmas. Alguns sintomas incluem gengivas avermelhadas, inchadas e com sangramento.
Deste modo, a gengivite pode originar mau hálito crónico e evoluir para a periodontite.
Porque por vezes a gengivite é uma doença silenciosa, não provocando dor nem sinais visíveis, deve realizar check-ups regulares para um melhor controlo da sua higiene oral.
Periodontite
Assim, a periodontite consiste na evolução da gengivite, quando esta não é devidamente tratada, sendo um problema mais grave e complexo, podendo levar a danos irreversíveis no osso e nos tecidos de suporte dos dentes, resultando na perda permanente dos dentes.
Deste modo, evite a segunda fase da doença e marque uma consulta com o periodontologista.
Quanto mais rápido for tratado, mais eficaz será o resultado. Logo, no caso de gengivite, o tratamento consiste na remoção da placa bacteriana e tártaro, bom como uma boa rotina de higiene oral mantida pelo paciente.
Relativamente à Periodontite, não é possível repor o osso perdido, no entanto será tratado de forma a evitar a progressão da doença, eliminando a infeção e proporcionando uma correta anatomia dos tecidos.