Felizmente, hoje em dia já existem alternativas ao aparelho dentário convencional. O Aparelho Lingual ou Ortodontia Lingual, comummente referido como Aparelho Dentário Invisível por não ser visível, ou percetível ao olhar, é uma das últimas novidades tecnológicas da medicina dentária na área da ortodontia.
Aparelho Lingual – O que é?
O Aparelho Ortodôntico Lingual é muito semelhante ao seu antecessor (o aparelho convencional), com a diferença de ser colocado na face interior dos dentes do paciente e não na face exterior. Este pequeno detalhe faz com que durante o tratamento o Aparelho Lingual permaneça completamente invisível, o que constitui uma enorme vantagem.
Ortodontia Lingual – A quem se destina?
Os Aparelhos Linguais destinam-se tanto às crianças e adolescentes, como até aos adultos, no tratamento e correção de vários problemas dentários.
Em que situações se utiliza o Aparelho Lingual?
O Aparelho Ortodôntico Lingual é utilizado na correção de diversos problemas dentários, nomeadamente:
- Dentes desalinhados
- Má mordida
- Apinhamento dos dentes
- Junção de dentes extremamente afastados
Vantagens de utilizar um Aparelho Lingual
- Alternativa aos aparelhos dentários convencionais
- Totalmente invisível
- Esteticamente mais agradável
- Facilita a higiene da face anterior dos dentes
- É um aparelho fixo aos dentes, o que significa que não tem de ser removido para limpeza
Não obstante, haverá alguns cuidados a ter com este tipo de tratamento. Como o aparelho lingual é colocado na zona interior da boca, terá de se ter mais cuidado na higienização desta zona. De igual forma, este aparelho é condicionado pelo tipo de forças que se consegue aplicar nesta zona dos dentes, levando a um aumento da duração do tratamento.
Como funciona o Aparelho Lingual?
A lógica de funcionamento do Aparelho Dentário Invisível é semelhante à dos outros aparelhos dentários, contudo as forças são aplicadas nos brackets colocados na face lingual dos dentes.