Gengivas saudáveis são vitais para a nossa saúde! Elas seguram firmemente os nossos dentes e mantêm-nos protegidos contra infecções.
As gengivas podem sangrar devido a causas naturais, como escovagem enérgica dos dentes ou uso de fita dentária em excesso. No entanto, gengivas que sangram frequentemente indicam a presença de doença gengival, como gengivite, e são uma indicação de potenciais e sérios problemas de saúde!
Aqui vamos analisar as principais causas e tratamentos para gengivas que sangram para o ajudarmos a manter-se saudável!
Afinal, porque sangram as gengivas?
Em muitos casos, o sangramento gengival pode ser causado pela acumulação de placa e tártaro à volta dos dentes. Se a placa não for regularmente e totalmente removida, irá então endurecer formando tártaro, que é muito mais difícil de remover. Assim, uma boa higiene oral é crucial pois a placa pode causar inflamação originando gengivite. Se esta for deixada sem tratamento poderá originar periodontite, esta sim uma doença muito mais grave e crónica, que causará a perca de sustentabilidade gengival para os seus dentes e eventualmente, a perca total dos mesmos. Mais ainda, estas infecções poderão levar à regressão das suas gengivas – e uma vez este processo iniciado as suas gengivas não voltarão mais à sua dimensão original o que as enfraquecerá e comprometerá a sustentabilidade dos seus dentes.
Outras causas que podem causar gengivas que sangram:
– Escovagem demasiado brusca;
– Limpeza com fita dentária de modo incorreto;
– Alguns componentes químicos presentes em comida, bebidas, elixires bocais, branqueadores de dentes e medicamentos;
– Mudanças hormonais durante a gravidez;
– Doenças hematológicas (do sangue);
– Deficiência de Vitamina C ou K;
– Utilização de fluidificantes de sangue como a aspirina;
– Próteses dentárias mal ajustadas.
Como estão as suas gengivas?
Está preocupado(a) com a saúde das suas gengivas? Não espere mais, faça um checkup online hoje mesmo!
Gostava de recuperar a confiança no seu sorriso? Marque hoje mesmo a sua consulta de avaliação. Um dos nossos simpáticos e experientes dentistas irá explicar-lhe todas as possibilidades.
Se as suas gengivas continuam a sangrar frequente e intensivamente, mesmo depois de seguir os conselhos do seu médico dentista, isso poderá ser um indicador da presença de outras patologias, e como tal deverá consultar o seu médico de família.
Já ouvi falar em sorriso gengival? E sabia que pode ser corrigido? Saiba mais aqui.