O “Dia das Bruxas” – é já no próximo dia 31 de Outubro e as crianças já estão em pulgas. Damos-lhe 7 dicas de Higiene Oral para o Halloween.
Durante este dia, particularmente dedicado aos mais pequenos, são feitas autênticas romarias em busca das valiosas guloseimas.
É, pois, com muita ansiedade que as crianças vivem a preparação e a festa em que este dia se revela, nomeadamente na maior permissividade dos pais relativamente ao consumo de guloseimas.
A comemoração do “Halloween” é assim uma oportunidade para que pais e filhos tomem consciência dos cuidados a ter com o consumo de guloseimas de modo a manter uma ótima saúde oral durante o ano inteiro.
Assim, a nossa equipa clínica decidiu preparar um conjunto de dicas para ajudar os pais nesta missão: “7 dicas de Higiene Oral para o Halloween”.
O que fazer no dia do Halloween para “minimizar os estragos”?
Seguindo estas dicas, os pais previnem a formação de cáries nos dentes dos seus filhos enquanto lhes ensinam saudáveis hábitos de higiene oral:
• Selecione as Guloseimas – Nem todas as guloseimas do “Halloween” são igualmente perniciosas. É preferível que as crianças consumam guloseimas que se derretam facilmente e que sejam engolidas rapidamente – Devem ser evitados doces do tipo caramelos que se colam aos dentes mantendo-se na boca durante muito tempo.
• Dê-lhes uma boa refeição – Assegure-se que os seus filhos se alimentaram corretamente antes de saírem para o “Halloween” a fim de limitar a sua apetência pelo consumo de guloseimas.
• Estimule-os a escovar os dentes – Incentive os seus filhos a escovar os dentes de cada vez que consomem doces. A escovagem diminui o tempo que o açúcar fica em contato com os dentes prevenindo assim a formação de cáries.
• Faça desaparecer os excedentes ou implemente um programa de troca – É sempre uma boa ideia fazer desaparecer as guloseimas que sobram depois do “Halloween”. Em alternativa pode desafiar o seu filho a recolher o máximo de guloseimas para depois participar num programa de trocas.
• Coloque Limites ao Consumo – Estabeleça o número máximo de doces a consumir diariamente. Uma boa ideia será a de permitir que as crianças comam um ou dois doces depois das refeições, estimulando-as a lavar os dentes de seguida para neutralizar o açúcar.
• Socorra-se de pastilhas sem Açúcar – As pastilhas sem açúcar podem ser uma ajuda pois são, na sua grande maioria, melhores que qualquer guloseima. Para além disso, ajudam a remineralizar o ataque inicial do ácido ao esmalte dos dentes.
• Faça Exames dentários de rotina – Leve o seu filho ao dentista a cada 6 meses para prevenir problemas dentários e descobri-los num estado inicial.
Seguindo os 7 conselhos que enumerámos, o seu filho poderá divertir-se no “Halloween” e manter o seu sorriso saudável e feliz.
Nunca se esqueça que as guloseimas, quando consumidas com moderação, não são necessariamente o inimigo. O inimigo é não ter hábitos de higiene oral e não fazer o seguimento preventivo no seu dentista.
A prevenção da saúde oral dos deus filhos é fundamental para prevenir o aparecimento de cáries dentárias, problemas de gengivas e consequente perda de dentes.
Com um adequado acompanhamento, visitas semestrais ao dentista, poderá prevenir estes e outros problemas ganhando na sua saúde oral dos seus filhos e poupando na sua carteira evitando gastos associados a tratamentos mais dispendiosos.