7 Dicas para Cuidar dos Dentes dos Seus Fillhos no Halloween - Clínica Dentária Lisboa

Blog

Tudo o que precisa de saber de forma simples e descomplicada...

7 Dicas para Cuidar dos Dentes dos Seus Fillhos no Halloween

7 Dicas de Higiene Oral para o Halloween

halloween dentista

O Halloween -“Dia das Bruxas” – é já no próximo dia 31 de Outubro e as crianças já estão em pulgas…

Durante este dia, particularmente dedicado aos mais pequenos, são feitas autênticas romarias em busca das valiosas guloseimas.

É, pois, com muita ansiedade que as crianças vivem a preparação e a festa em que este dia se revela, nomeadamente na maior permissividade dos pais relativamente ao consumo de guloseimas.

A comemoração do “Halloween” é assim uma oportunidade para que pais e filhos tomem consciência dos cuidados a ter com o consumo de guloseimas de modo a manter uma ótima saúde oral durante o ano inteiro.

Assim, a nossa equipa clínica decidiu preparar um conjunto de dicas para ajudar os pais nesta missão: “7 dicas de Higiene Oral para o Halloween”.

O que fazer no dia do Halloween para “minimizar os estragos”?

Seguindo estas dicas, os pais previnem a formação de cáries nos dentes dos seus filhos enquanto lhes ensinam saudáveis hábitos de higiene oral:

  1. Selecione as Guloseimas – Nem todas as guloseimas do “Halloween” são igualmente perniciosas. É preferível que as crianças consumam guloseimas que se derretam facilmente e que sejam engolidas rapidamente – Devem ser evitados doces do tipo caramelos que se colam aos dentes mantendo-se na boca durante muito tempo.
  2. Dê-lhes uma boa refeição – Assegure-se que os seus filhos se alimentaram corretamente antes de saírem para o “Halloween” a fim de limitar a sua apetência pelo consumo de guloseimas.
  3. Estimule-os a escovar os dentes – Incentive os seus filhos a escovar os dentes de cada vez que consomem doces. A escovagem diminui o tempo que o açúcar fica em contato com os dentes prevenindo assim a formação de cáries.
  4. Faça desaparecer os excedentes ou implemente um programa de troca – É sempre uma boa ideia fazer desaparecer as guloseimas que sobram depois do “Halloween”. Em alternativa pode desafiar o seu filho a recolher o máximo de guloseimas para depois participar num programa de trocas.
  5. Coloque Limites ao Consumo – Estabeleça o número máximo de doces a consumir diariamente. Uma boa ideia será a de permitir que as crianças comam um ou dois doces depois das refeições, estimulando-as a lavar os dentes de seguida para neutralizar o açúcar.
  6. Socorra-se de pastilhas sem Açúcar – As pastilhas sem açúcar podem ser uma ajuda pois são, na sua grande maioria, melhores que qualquer guloseima. Para além disso, ajudam a remineralizar o ataque inicial do ácido ao esmalte dos dentes.
  7. Faça Exames dentários de rotina – Leve o seu filho ao dentista a cada 6 meses para prevenir problemas dentários e descobri-los num estado inicial.

Seguindo os 7 conselhos que enumerámos, o seu filho poderá divertir-se no “Halloween” e manter o seu sorriso saudável e feliz.

Nunca se esqueça que as guloseimas, quando consumidas com moderação, não são necessariamente o inimigo. O inimigo é não ter hábitos de higiene oral e não fazer o seguimento preventivo no seu dentista.

A prevenção da saúde oral dos deus filhos é fundamental para prevenir o aparecimento de cáries dentárias, problemas de gengivas e consequente perda de dentes.

Com um adequado acompanhamento, visitas semestrais ao dentista, poderá prevenir estes e outros problemas ganhando na sua saúde oral dos seus filhos e poupando na sua carteira evitando gastos associados a tratamentos mais dispendiosos.

Agora já sabe como pode minimizar os estragos e aproveitar o “Halloween” para uma ação didática.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



*