Sorriso Gengival: o que é e como se corrige? - Clínica Dentária de Lisboa
Fale connosco
Marcar Consulta
Pedir Orçamento
Siga-nos no Facebook
Escreva o seu Review
Entraremos em contacto consigo para confirmar a sua marcação
Indique-nos o que pretende e de seguida, entraremos em contacto consigo.

Sorriso Gengival: o que é e como se corrige?

O sorriso gengival é uma exposição exagerada de gengiva.

O sorriso é uma competência social fundamental! Está satisfeito com o seu sorriso?

O sorriso é uma expressão facial essencial para as relações interpessoais e para trazer felicidade. Muitas pessoas estão insatisfeitas com o seu sorriso, afirmam que não gostam de sorrir e que sentem vergonha quando o fazem. Isto traz enormes questões que afetam a totalidade da sua vida e podem estar na origem de problemas de insegurança ou até mesmo de saúde mental, associados com a falta de auto-estima.

Normalmente as pessoas queixam-se de que os seus dentes são demasiado curtos ou de que, quando sorriem, mostram um excesso de gengiva. A isto chama-se sorriso gengival e, na maioria dos casos, pode ser facilmente corrigido, possibilitando à pessoa o sorriso que sempre sonhou e uma verdadeira alteração de vida.

Um sorriso considerado esteticamente bonito é normalmente constituído pela parte vermelha (gengiva) e a parte branca (dentes) na quantidade certa. O sorriso gengival carateriza-se pela exposição exagerada de gengiva e provoca frustração numa média de 10% a 25% dos adultos. Um sorriso saudável, ou dentro dos padrões, tem uma média de dois milímetros ou menos de gengiva; caso o sorriso ultrapasse os 3 milímetros, já pode ser considerado sorriso gengival.

O sorriso gengival pode acontecer por várias razões:

  • Excesso de tecido gengival, que leva a que os dentes pareçam demasiado curtos
  • O movimento labial superior é exagerado, o que faz com que mais gengiva fique exposta
  • Existência de uma proporção incorreta entre a forma e o tamanho dos dentes

Quais as opções de tratamento?

É possível melhorar o aspecto do sorriso gengival e existem várias soluções! O tratamento deve ser sempre adequado a cada caso específico, mas o objectivo é comum: a existência de um equilíbrio para que o sorriso seja bonito e saudável.

Na Clínica Dentária de Lisboa uma equipa multidisciplinar de médicos especializados irá realizar uma avaliação e planeará, qual a melhor opção de tratamento para cada caso.

·         Tratamentos de ortodontia para correção do sorriso gengival

Estes tratamentos diminuem consideravelmente o sorriso gengival. Intervêm ao nível dos dentes através da utilização de aparelhos dentários ou outras técnicas inovadoras em ortodontia como o Invisalign. É possível corrigir a posição dos dentes, eliminar a exposição excessiva de gengiva e, assim, obter um sorriso perfeito.

·         Tratamento com botox para correção do sorriso gengival

O botox é uma substância utilizada para paralisar os músculos faciais. Neste caso, é utilizada para relaxar a musculatura impedindo a subida exagerada do lábio superior e consequentemente diminuindo a exposição da gengiva. Este tratamento é temporário, com uma duração de cerca de 6 meses.

·         Tratamento cirúrgico para correção do sorriso gengival

O tratamento cirúrgico é utilizado em casos específicos e que foram sujeitos a uma avaliação, apresentando um carácter definitivo. É utilizada uma anestesia local e procede-se à remoção do tecido excessivo de gengiva, criando um sorriso mais proporcional entre gengiva e dentes.

Para mais informações veja o vídeo:

·         Tratamento com facetas dentárias 

As facetas dentárias podem ser utilizadas para corrigir a diferença de proporção entre gengivas e dentes existente num sorriso gengival. O material utilizado é geralmente porcelana e é um material dentário de última geração que mimetiza a dentição natural e permite corrigir problemas de forma e tamanho dos dentes.

Quanto tempo demora até ao sorriso perfeito?

·         Tratamentos de ortodontia para correcção do sorriso gengival

Realizado no final de um tratamento de ortodontia, quando já se realizou toda a correcção e alinhamentos necessários.

·         Tratamento com botox para correcção do sorriso gengival

É realizada a aplicação do botox numa única consulta, com repetição a cada 6 meses.

·         Tratamento cirúrgico para correcção do sorriso gengival

Uma única consulta em regime de ambulatório.

·         Tratamento com facetas dentárias

A correcção gengival pode ser realizada antes ou no dia da consulta para aplicação das facetas dentárias.

O tratamento do sorriso gengival é doloroso?

Todos os procedimentos dentários podem causar algum desconforto, dependendo do tipo de tratamento e do grau de tolerância individual à dor. Na CDL os médicos dentistas são especializados nos tratamentos a concretizar e estão atentos a cada situação, de forma a torná-la uma experiência confortável e positiva.

Como se Processa?

Na Clínica Dentária de Lisboa, em conjunto com a nossa equipa de médicos especializados, é possível ter uma ideia clara do sorriso que imagina através de um test drive virtual do seu novo sorriso com o nosso serviço Try your smile. Desta forma conseguimos adaptar todo o processo às suas expectativas, sendo o objectivo atingir o seu sorriso perfeito. Após o desenharmos, irá ser-lhe preparado um plano de tratamento onde estarão detalhados todos os procedimentos, custos e prazos de tratamento envolvidos.

No caso específico do tratamento com facetas dentárias, a CDL orgulha-se de trabalhar com profissionais especializados que utilizam materiais que mimetizam um sorriso natural.

A tecnologia inovadora utilizada na Clinica Dentária de Lisboa permite um acompanhamento personalizado do tratamento, tornando-o mais rápido, eficiente e com menos visitas ao dentista.

Consulte aqui a nossa galeria de imagens: https://dentistalisboa.com/antes-depois/

Porquê a Clínica Dentária de Lisboa?

Um sorriso é muito importante no dia-a-dia e pode trazer muita felicidade! A frustração e inquietação geradas por questões relacionadas com o sorriso gengival não devem ser ignoradas podendo na maioria das vezes ser tratadas. Se está insatisfeito com o seu sorriso, contacte a CDL. Médicos dentistas experientes e especializados irão estudar e adequar o tratamento ao seu caso, garantindo ao máximo o seu bem-estar e conforto.

Se está insatisfeito com o seu sorriso gengival, marque uma consulta de avaliação hoje mesmo. Estamos certos que encontraremos a melhor solução para o seu caso e em breve vai sorrir com muito mais confiança.

 

Já conhece o nosso serviço Try Your Smile? Quero conhecer

Marque a sua consulta

Entraremos em contacto consigo para confirmar a sua marcação

Morada:
CDL, Clínica Dentária de Lisboa
Rua Ferreira da Silva, 9B
1900-228 Lisboa

Tel: 21 354 00 59

Email:info@dentistalisboa.com

Horário:
2ª a 6ª Feira: 8h às 20h
Sábado: 09h às 17h

Preços, dúvidas e outras informações