Aparelhos Dentários - Dúvidas Frequentes e as Respostas que Procura

Blog

Tudo o que precisa de saber de forma simples e descomplicada...

Aparelhos Dentários – Dúvidas Frequentes

Aparelho Dentário e Ortodontia: Dúvidas Frequentes

O aparelho dentário dói?

A colocação de um aparelho dentário não deve causar nenhum tipo de dor. No entanto, depois de colocado o aparelho dentário é possível que haja algum desconforto nos dentes sobre tensão durante os primeiros um ou dois dias. Aparelho Dentario Duvidas frequentesPara além isso, os seus lábios e bochechas devem demorar uma a duas semanas a habituarem-se à presença do aparelho dentário.

Quando se deve fazer a primeira consulta de ortodontia?

A grande maioria dos problemas ortodônticos são mais fáceis de corrigir se foram detetados numa fase preliminar. Desta forma o médico ortodontista conseguirá intervir mais cedo e prevenir futuras complicações. Atualmente recomenda-se que a primeira consulta de ortodontia seja feita por volta dos 7 anos de idade ou antes se for detetado algum problema pelos familiares, pelo seu dentista ou pediatra.

Não gosto da ideia de usar aparelho dentário. Existe alguma solução mais estética?

Esta é talvez das perguntas mais frequentes. Felizmente a resposta é SIM! Existem muitas soluções estéticas para realizar tratamentos com aparelhos dentários ortodônticos, nomeadamente:

  • Aparelho dentário estético em porcelana
  • Aparelho transparente – Invisalign
  • Aparelho invisível ou aparelho lingual – Incógnito

Com que frequência devo visitar o meu dentista?

Para além das consultas de manutenção próprias da ortodontia, é aconselhável visitar o seu dentista com uma frequência mínima de 6 meses para fazer as devidas higienizações orais e o check-up.

Qual a idade limite para começar a usar aparelho dentário?

Qualquer adulto saudável pode iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico desde que o médico ortodontista considere que reúne as condições necessárias para o fazer.

Os adultos também podem usar aparelho dentário?

Sim. Hoje em dia existem soluções específicas para adultos e já é muito frequente encontrar pessoas com 30, 40, 50 e até 60 anos a utilizar aparelho dentário.

Com que frequência são necessárias as consultas de manutenção do aparelho?

A frequência das consultas de manutenção depende do tipo de tratamento efetuado mas a frequência normal será 1 vez por mês.

Porque são necessárias as consultas de manutenção?

As consultas de manutenção dos aparelhos dentários devem-se ao facto de ser necessário que o médico ortodontista avalie a progressão do tratamento e, principalmente, para que possa reajustar as forças aplicadas nos dentes através dos brackets dentárias.

O que acontece se eu faltar às consultas de manutenção do aparelho?

Se faltar às consultas de manutenção poderá comprometer o sucesso do tratamento. Para além disso irá prolongar a duração do seu tratamento ortodôntico.

Uma grávida pode usar aparelho dentário?

Apesar de não haver nenhum impedimento técnico é aconselhável discutir esta questão com o médico que acompanha a sua gravidez e o seu ortodontista. Na prática a gravidez altera de uma forma geral todo o corpo da mulher incluindo na boca. Por exemplo, é frequente as grávidas terem alterações ao nível das gengivas, estando estas mais susceptiveis a infeções.

Que cuidados de higiene tenho de ter durante a utilização do aparelho dentário?

Para além da higienização diária e das visitas ao dentista de 6 em 6 meses, são recomendados cuidados adicionais. O seu médico ortodontista irá explicar-lhe que cuidados deverá ter e como poderá higienizar o seu aparelho dentário.

Posso praticar desporto com aparelho dentário?

Sim, claro. No entanto é recomendável que os pacientes utilizem proteções próprias enquanto praticam desporto. Estas proteções são relativamente económicas, confortáveis e existem em várias cores.

O aparelho dentário interfere com prática de instrumentos musicais?

Não. Numa fase inicial pode sentir alguma diferença, mas facilmente ultrapassará o período de habituação.

Se já decidiu que quer recuperar a confiança no seu sorriso, não perca mais tempo e marque já a sua 1ª consulta, e um dos nossos simpáticos dentistas em Lisboa irá explicar-lhe a opção mais viável para o seu caso, quais as vantagens deste tratamento, quais os preços e ainda, responderá a todas as suas questões.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



*